Nesta página, encontras todas as informações sobre como funcionam as avaliações de produtos na Gomibo. As opiniões partilhadas por outros clientes ajudam-te a tomar decisões mais informadas e encontrar o produto ideal para ti. O objetivo destas avaliações é partilhar experiências reais com produtos específicos. Ao escreverem uma avaliação, os clientes devem seguir as nossas Regras da Casa.
Apenas clientes que compraram um produto na Gomibo podem escrever uma avaliação sobre ele. Encorajamos que partilhem as suas experiências pessoais, incluindo os pontos positivos e negativos. Cerca de quatro semanas após a compra, enviamos um convite por e-mail a pedir uma avaliação, para garantir que o cliente teve tempo suficiente para testar o produto. Também aceitamos avaliações iniciadas pelo próprio cliente, através da página de estado da encomenda ou da conta pessoal, com acesso protegido. Nunca oferecemos compensações pelas avaliações. No entanto, promovemos sorteios de vales de desconto entre os clientes que avaliam os seus produtos. O conteúdo da avaliação não tem qualquer influência no sorteio, mas indicamos se a avaliação está associada a essa possibilidade.
Todas as avaliações com texto são verificadas manualmente. As que não contêm texto são aprovadas automaticamente, desde que respeitem as regras.
Quando os clientes querem avaliar um produto, fazemos-lhes várias perguntas. Primeiro, podem indicar se recomendam ou não o produto. De seguida, podem avaliar o produto numa escala de uma a cinco estrelas em determinados aspetos. Estes aspetos são definidos por nós e variam consoante a categoria do produto. Por exemplo, para telemóveis perguntamos sobre a câmara, ecrã, desempenho, autonomia da bateria e relação qualidade-preço; e para fones e auscultadores perguntamos sobre relação qualidade-preço, design, qualidade do som, conforto e qualidade de construção. Os smileys preenchidos pelos clientes ao escreverem a avaliação são convertidos numa pontuação. Com base nessas respostas, é calculada a média da avaliação. Os clientes podem publicar a avaliação depois de responderem a estas perguntas, mas também podem optar por desenvolver mais a descrição da sua experiência. Por exemplo, são convidados a indicar os pontos positivos e negativos do produto, bem como uma explicação adicional da experiência, que pode ser escrita numa caixa de texto. Como resultado, a classificação final corresponde a uma média de até cinco estrelas de todas as avaliações. Esta classificação média oferece feedback rápido e útil para outros clientes potenciais.
Como só permitimos avaliações de clientes que fizeram uma compra na Gomibo, reduzimos significativamente o risco de fraude. Assim, garantimos que as opiniões vêm de experiências reais com os produtos. Se for identificado um caso de fraude, tomamos medidas imediatas para resolver a situação.
Em cada produto, mostramos a classificação média em estrelas e o número total de avaliações. Consoante a categoria, também apresentamos médias específicas para diferentes características do produto. As avaliações são ordenadas por defeito segundo a opção “Mais útil” (com base nos votos positivos e negativos). Também podes ordenar por “Mais recente” para veres as opiniões mais atualizadas.
Antes de serem publicadas, todas as avaliações são revistas. Avaliações que não cumpram os nossos critérios podem ser editadas ou removidas. Não são permitidos:
Para além das avaliações no nosso site, a Gomibo recolhe feedback dos clientes através da plataforma independente Trustpilot.
Esta plataforma garante uma camada extra de transparência e permite aos clientes partilharem as suas experiências fora do nosso ambiente. Tal como nas nossas avaliações internas, normalmente apenas clientes que fizeram uma compra podem avaliar na Trustpilot.
Aqui podes consultar as diretrizes da Trustpilot: